Minicurso voltado especialmente ao 2º ano do Ensino Médio. Um minicurso cheio de vídeos,mensagens motivacionais,competições e música.O minicurso teve início no dia 07/11/11 e término no dia 16/11/11. Grande uso da informática.
Monitores: Francisco Aulísio, Ivana Barroso, Mafalda Balbino.
Conteúdo:
Matrizes:Definição;Tipos;Construção
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sala de vídeo
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Matrizes são objetos matemáticos organizados em linhas e colunas. Por exemplo, podemos colocar os dados referentes a altura, peso e idade de uma família de cinco pessoas descritos na tabela:
altura (metros)
|
peso (quilogramas
|
Idade (anos)
| |
João (pai)
|
1,82
|
93
|
62
|
Mariana (mãe)
|
1,70
|
70
|
60
|
Jorge (irmão)
|
1,85
|
80
|
35
|
Marina (irmã)
|
1,74
|
78
|
33
|
Júnior (irmão)
|
1,80
|
75
|
30
|
Cada um dos seus elementos tem dois índices (ai j). O primeiro índice i indica à linha e o segundo índice j a coluna.
O número de linhas e colunas que uma matriz tem chama dimensão da matriz.
A matriz ao lado tem m linhas e n colunas e dizemos que ela tem
dimensão m x n (m por n) e a representamos por A = (ai j) m x n.
Nossa página do orkut com a participação dos nossos alunos nos desafios semanais valendo brindes!http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=113087959
sala de video
Visite esta calculadora de matrizes: http://pt.numberempire.com/matrixcalculator.php
Na sala de informática nossos alunos utilizaram alguns programas como esse.
VÍDEO:
paródia :"As matrizes vão na mala"
assunto: matrizes
Para testar se você aprendeu mesmo como se dá a transposição de matrizes responda esses desafios on line:http://www.uff.br/cdme/matrix/matrix-html/matrix_boolean/jdi_alpha_br.html
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VEJA SÓ QUE INTERESSANTE:
(PUC) Um batalhão do exército, resolveu codificar suas mensagens através da multiplicação de matrizes. Primeiramente, associa as letras do alfabeto aos números, segundo a correspondência abaixo considerada:
Desta forma, supondo que o batalhão, em questão, deseja enviar a mensagem "PAZ", pode-se tomar uma matriz 2x2, da forma:
, a qual, usando-se da tabela acima, será dado por:
.
Tomando-se a matriz-chave C para o código, isto é:
, transmite-se a mensagem "PAZ" através da multiplicação das matrizes M e C, ou seja:
.
DINÂMICA PARA O ALUNO SE CONHECER E SE VALORIZAR:
*Pare um pouco,reflita sobre você
e complete com sinceridade:
- Eu me orgulho de mim quando
faço................................
- O que eu mais gosto do meu corpo
é...............................
- Eu me sinto feliz
quando..................................................
- Me destaco mais
em.........................................................
- Eu faço muito
bem...........................................................
- Minha capacidade maior é
..............................................
- Eu acredito que eu possa
conquistar................................
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B. Matriz Coluna
D. Matriz Quadrada
Algumas matrizes recebem nomes especiais:
A. Matriz Linha
A. Matriz Linha
É a matriz que possui uma única linha.
Exemplos
1) A = [–1, 0]
2) B=[1 0 0 2]
B. Matriz Coluna
É a matriz que possui uma única coluna.
Exemplos
C. Matriz Nula
É a matriz que possui todos os elementos iguais a zero.
Exemplos
D. Matriz Quadrada
É a matriz que possui o número de linhas igual ao número de colunas.
Exemplos
PIXELS E MATRIZES
Uma das aplicações das matrizes em nossa vida trata-se da própria formação das imagens digitais. Cada pixel funciona como uma entrada de uma enorme matriz.
Com apenas uma transposição dessa matriz a foto mudou bastante de posição !
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VEJA SÓ QUE INTERESSANTE:
(PUC) Um batalhão do exército, resolveu codificar suas mensagens através da multiplicação de matrizes. Primeiramente, associa as letras do alfabeto aos números, segundo a correspondência abaixo considerada:
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
Desta forma, supondo que o batalhão, em questão, deseja enviar a mensagem "PAZ", pode-se tomar uma matriz 2x2, da forma:
, a qual, usando-se da tabela acima, será dado por:
.
Tomando-se a matriz-chave C para o código, isto é:
, transmite-se a mensagem "PAZ" através da multiplicação das matrizes M e C, ou seja:
.
Ou através da cadeia de números 31 47 50 75. Desta forma, utilizando-se a mesma matriz-chave C, a decodificação da mensagem 51 81 9 14 será compreendida pelo batalhão como a transmissão da palavra:
(A) LUTE
(B) FOGO
(C) AMOR
(D) VIDA
(E) FUGA
(A) LUTE
(B) FOGO
(C) AMOR
(D) VIDA
(E) FUGA
Obs.: Códigos assim foram e ainda são utilizados realmente .E por isso é interessante fazer desafios relacionados a códigos e matrizes com nossos alunos,assim a sala de aula se torna um ambiente de desafio e curiosidade,o que é muito bom!
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