Este foi nosso primeiro minicurso realizado na escola,na época os monitores do curso eram Ivana,Mafalda e Thyago. Tínhamos duas turmas,uma pela tarde ,outra noite. Foi uma grande experiência inicial ,e até hoje trazemos conosco um grande aprendizado e muitos amigos dentro do projeto.
Temas: Potências,Radiciação,Expressões Numéricas e Polinômios.
Este minicurso trouxe temas do ensino fundamental com o objetivo de ajudar a diminuir a defasagem de muitos dos alunos do Ensino Médio.
Temas: Potências,Radiciação,Expressões Numéricas e Polinômios.
Este minicurso trouxe temas do ensino fundamental com o objetivo de ajudar a diminuir a defasagem de muitos dos alunos do Ensino Médio.
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Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência).
O expoente possui um papel fundamental na potenciação, pois ele é quem define quantas vezes a base será multiplicada por ela mesma. Observe:
26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64
42 = 4 x 4 = 16
53 = 5 x 5 x 5 = 125
102 = 10 x 10 = 100
122 = 12 x 12 = 144
35 = 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 243
63 = 6 x 6 x 6 = 216
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Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência).
26 = 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 64
42 = 4 x 4 = 16
53 = 5 x 5 x 5 = 125
102 = 10 x 10 = 100
122 = 12 x 12 = 144
35 = 3 x 3 x 3 x 3 x 3 = 243
63 = 6 x 6 x 6 = 216
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Observe a figura em vermelho à direita:
Esta imagem representa a raiz cúbica de oito. Esta expressão matemática é um radical, ela é composta pelo número 3 que é o índice da raiz, pelo símbolo da radiciação e pelo número 8 que é o seu radicando.
Mas o que significa a raiz cúbica de oito?
Quando estudamos a potenciação, vimos que 23 é igual a 2 . 2 . 2 que é igual a 8. Partimos do número 2 e através de uma multiplicação de 3 fatores iguais a 2, chegamos ao número 8. Agora temos o caminho inverso, araiz cúbica de oito é a operação que nos aponta qual é número que elevado a 3 é igual a 8, ou seja, é a operação inversa da potenciação.
turma da noite
desafios na lousa valendo brindes!
VÍDEOS DE PARÓDIAS:
paródia:" meteoro da raiz"
assunto: radiciação
Todas as aulas planejadas se
efetivaram. Umas com mais sucesso que outras, mas os alunos sempre entendiam
quais eram os nossos objetivos. Seguem exemplos de alguns dos jogos e dinâmicas
utilizadas:
·
Roda
da coordenação:
Foi utilizada no
primeiro dia de aula, embora não se relacionasse diretamente com assuntos do
minicurso tinha o objetivo de integrar, relaxar, divertir e mostrar para eles
que com a Matemática podemos desenvolver a velocidade de raciocínio.
Em círculo, cada aluno
deveria dizer um número que fosse o correspondente a sua ordem sequencial, se o
número fosse par deveria bater a mão, se terminasse em 2 deveria bater o pé no
chão, e se satisfizesse as duas condições anteriores, o aluno deveria bater a
mão e o pé simultaneamente. Quem errasse sairia do jogo,o último que era o
ganhador.
·
Bingo
das Potências
Elaboramos cartelas com
respostas de várias expressões envolvendo potências. As peças sorteadas eram as
próprias expressões. Quem preenchesse toda a cartela ganhava. Assim, para isso
as expressões deveriam ser resolvidas corretamente. Este trabalho foi realizado
em grupo.
·
Músicas
matemáticas
turma da tarde
Sabe-se como a música
pode conquistar, marcar e ficar na cabeça das pessoas. Por isso levamos aos
meninos duas paródias feitas em cima de grandes sucessos populares atuais (Luan
Santana – Meteoro e Bruno e Marrone – Tentativas em vão) . Uma para a aula de
Radiciação e outra para a aula de Polinômios. Todos deveriam cantar e
acompanhar ao som do violão.
Inicialmente percebemos
que eles tinham um pouco de resistência a participar das dinâmicas, mas com o
tempo eles começaram a gostar. Nas competições eles se esforçavam bastante e
vibravam quando ganhavam. De fato, era possível perceber o quanto alguns deles
tinham evoluído durante as aulas. Isso nos enchia de orgulho e estímulo.
Muitas surpresas
ocorreram, por exemplo, quando levamos a música na turma de sexta a tarde, o
resultado foi muito melhor que o esperado, todos cantaram e gostaram muito..Já
quando aplicamos a música na turma do período noturno, teve pouca aceitação,
uns tinham vergonha, outros indisposição, assim não ocorreu bem. Acontecimentos
assim nos ensinam muito, inclusive que planejamento é algo complexo porque
afinal os grupos de pessoas são diferentes.
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desafios na lousa valendo brindes!
Os polinômios são compostos pelas várias expressões algébricas, desde aquelas que envolvem apenas números, até as que apresentam diversas letras, potências, coeficientes, entre outros elementos dos polinômios.
Os polinômios se encontram em um âmbito da matemática denominado álgebra, contudo a álgebra correlaciona o uso de letras, representativas de um número qualquer, com operações aritméticas. Portanto, podemos, assim, efetuar as operações aritméticas nos polinômios, que são: adição, subtração, divisão, multiplicação, potenciação e radiciação.
VÍDEOS DE PARÓDIAS:
assunto: radiciação
paródia: "não estudei em vão"
assunto: polinômios
Os resultados
obtidos foram bastante positivos, notamos o quanto uma metodologia diferenciada
de ensino aguça no estudante o desejo pelos estudos. Percebemos que um ensino tem de tocar positivamente nos
sentimentos do educando, pois tudo que mexe com as emoções é mais bem apreendido.
Vale ressaltar a
grande aceitação dos estudantes, pois na última aula indagaram muito sobre a
data de início dos novos minicursos. Falaram ainda do quanto gostaram das aulas
e dos professores. É válido destacar a relação que professor-aluno foi composta
por muita sinceridade, respeito e admiração.
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