Este minicurso teve
Carga horária: 10
h/a
O minicurso
teve início no dia 05/11/11 e término no dia 05/12/11.
Assuntos do minicurso:
Razão,proporção, grandezas direta e inversamente proporcionais e regra de três simples;Porcentagem,aumentos e descontos;Juros e poupança.
Neste minicurso ,além das dinâmicas,vídeos e textos,utilizamos bastante os computadores da escola,principalmente para ensinar a calcular capitalizações e produzir o gráfico das mesmas.Ensinamos a utilizar basicamente a calculadora científica.Na época utilzamos o orkut na comunidade do PIBID João Mattos para lançarmos os desafios à galera valendo brindes.http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=113087959
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Antes de iniciarmos efetivamente o minicurso aplicamos um teste de conteúdo aos alunos,com as seguintes finalidades: avaliar o nível de conhecimento dos alunos no que se refere ao assunto do minicurso,e comparar este nível com o nível em que os alunos se encontrariam no fim do minicurso,o que nos permite avaliar o nosso trabalho.Além disso, aplicamos também um pequeno questionário com o objetivo de conhecermos o tamanho da presença ou ausência da matemática financeira na vida destes estudantes. No último dia de aula também aplicamos um pequeno questionário sobre o sentimento deles ao ter participado daquela experiência educacional.
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Um dos instrumentos lúdicos que utilizamos nas aulas de porcentagem foi o tangram.
O Tangram é outro jogo de tabuleiro muito famoso e com diversos benefícios. Na verdade ele é um quebra-cabeça chinês, e diferentemente do tradicional, ele só é formado por 7 peças que são 5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo. E somente com essas 7 peças, a pessoa pode formar várias figuras diferentes e ainda sem sobrepor nenhuma peça. Na verdade, com o Tangram você pode formar mais de 1700 figuras diferentes.
Ensinamos os meninos a fazer tangram de cartolina e a entender suas proporções intuitivamente.
Metodologia
Fazer a construção do Tangram por construção geométrica (régua e compasso) em folhas de cartolinas ou papel cartão, seguindo os seguintes passos:
1. Construir um quadrado de lado 10 cm (ou maior)
2. Traçar uma das diagonais e marcar dois pontos médios (A e B) dos lados do quadrado.
3. Traçar o segmento de reta AB paralelo à diagonal traçada anteriormente.
4. Traçar a outra diagonal do quadrado até o segmento AB.
5. Dividir a primeira diagonal traçada em quatro partes (segmentos) iguais.
6. Traçar os segmentos IN e AL.
Observe que o quadrado ficou dividido em sete peças que são as sete peças do Tangram.
Tangram de frações
Para que os alunos possam entender melhor a atividade, peça para que eles construam o quadrado em papel milimetrado. Com a sua ajuda, o aluno irá explorar e registrar em cada figura a fração que corresponde do total, ou seja, do quadrado que gerou as sete peças do Tangram, como na figura do exemplo abaixo.
Tangram de porcentagens
Faça outra construção com os alunos utilizando um quadrado do mesmo tamanho do anterior. Explore-o por meio de comparação das figuras e coloque em cada figura o percentual que cada uma corresponde do quadrado que gerou as sete peças do Tangram.
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Como de praxe, as paródias musicais
também fizeram parte deste projeto. Duas músicas bastante conhecidas foram
parodiadas : “Pra você” da Paula Fernandes, se tornou: “Se a porcentagem
ocorrer”; e “ Ai se eu te pego” ,sucesso de Michel Teló, tornou-se
“Financiamento sem tormento”. As letras das músicas são de autoria nossa e
também é de nossa responsabilidade o instrumental e a filmagem dos clipes das
canções em sala de aula. Os alunos recebem as letras e cantam conosco as
musiquinhas que têm objetivo tanto de descontração da aula, como o de ensino
focado em formalização, já que nas músicas se encontram fórmulas e definições
,de forma a auxiliar a memorização das mesmas. Graças aos sites de
relacionamento temos hoje números ótimos de exibições de vídeos na internet.
VÍDEO DA PARÓDIA DE PORCENTAGEM
paródia:"se a porcentagem ocorrer"
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Utilizamos a sala de informática para ensinar aos meninos as fazer no Excel como construir gráficos através das tabelas de capitalizações simples e compostas.Os meninos deviam reproduzir as tabelas e os gráficos nos computadores em que estavam.
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O diferencial deste minicurso foi a competição entre as equipes: cada equipe deveria expor um exemplo de capitalização (consórcio,casa,banco,loja de automóvel,empréstimo) e falar como aconteceu o financiamento ,prós e contras e dar uma aula para toda a turma no fim do curso. A melhor equipe ganhou kits(borracha,lapiseira,caderno,marca-texto,caneta e calculadora científica) e um ponto na média da matemática na escola.
VÍDEOS:
apresentação de Jorge e Washington sobre empréstimo em financeira,no último dia do curso .
Parabéns equipe 2!
encenação de compra de veículo financiado. Parabéns equipe 1!
CAPITALIZAÇÃO SIMPLES
Capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide somente
sobre o capital inicial, não incide, pois, sobre os juros acumulados. a
taxa varia linearmente em função do tempo. Se quisermos converter a taxa
diária em mensal, basta multiplicar a taxa diária por 30; se desejarmos
uma taxa anual e tendo a mensal, basta multiplicar por 12, e assim por
diante.
CALCULO DOS JUROS:
Valor dos juros é obtido da expressão: J = C x i x n onde:
j = valor dos juros
C = valor do capital inicial ou principal
i = taxa
n = prazo
M = montante final
C = valor do capital inicial ou principal
i = taxa
n = prazo
M = montante final
CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA
Quando uma determinada soma de dinheiro está aplicada a juros simples, os juros são sempre calculados sempre
sobre o montante inicial. quando uma soma está aplicada a juros
compostos, os juros são calculados não apenas sobre o capital inicial,
mas sobre este capital acrescido dos juros já vencidos.
Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o principal acrescido dos juros acumulados até o período anterior. Neste regime de capitalização a taxa varia exponencialmente em função do tempo.
O conceito de montante é o mesmo definido para capitalização simples, ou seja, é a soma do capital aplicado ou devido mais o valor dos juros correspondentes ao prazo da aplicação ou da divida.
A simbologia é a mesma já conhecida, ou seja, M, o montante, C, o capital inicial, n, o período e i, a taxa.
M = C(1 + i)n
uma turma maravilhosa
VÍDEO:
VÍDEO:
paródia: "financiamento sem tormento"
assunto: juros simples e compostos
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Reportagem para fazê-los entender o drama das dívidas.O importante aqui é mostrar aos alunos a importância da matemática financeira no cotidiano:
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O minicurso de Matemática Financeira, também foi um pedido dos professores. Sendo
um assunto de grande importância no cotidiano e geralmente pouco visto no
ensino regular. De início fizemos uma sondagem para diagnosticar o contato que
os alunos tiveram com esse conteúdo, 60% dos alunos não tiveram contato ou não
tem certeza.. E 100% acham importante essa matéria e que a
Matemática financeira deveria ter mais espaço nas escolas.
No início do minicurso de
Financeira foi feito um teste de conhecimento, contendo problemas básicos de
porcentagem e juros, a maioria dos alunos não se saiu bem no teste. Ao
contrário do que aconteceu no fim do minicurso em que aplicamos o mesmo teste,
e as notas melhoram consideravelmente. Foi perguntado aos alunos se tinham
gostado de participar do minicurso e a opinião sobre a metodologia utilizada no
minicurso: 100% dos alunos que concluíram o minicurso disseram que a
metodologia foi boa à excelente. E todos gostaram de ter feito o minicurso.
As dificuldades dos alunos são muitas,principalmente no que se refere à base de conteúdo. Em relação às provas de conteúdo os resultados foram o seguinte: na primeira aula 9% dos alunos tiraram nota maior ou igual a seis na nossa provinha,com 81% abaixo da nota quatro.No fim do minicurso,33% tiraram nota maior ou igual a seis; com apenas 33 % abaixo da nota quatro. Sabemos que muito ainda deve ser melhorado,mas de acordo com as responsabilidades e objetivos do PIBID percebemos que estamos no caminho certo!
Vi todas as páginas e achei maravilhoso a forma como vocês lidam com a matemática. Deve ser muito legal ser aluno de vocês. A mais legal foi o financimaneto s em tormento, essas paródias são com certeza as que eu já vi.
ResponderExcluirObg!
ResponderExcluirMuito legal a maneira como os assuntos são trabalhados. Com aplicações reais e aulas lúdicas tudo é mais atrativo. Acredito que os alunos se sentem muito a vontade nos minicursos, e isso contribui bastante para o desenvolvimento deles.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa e muito sucesso a todos da equipe!!!
:)
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