Minicurso de Matrizes (2011.2)



Minicurso voltado especialmente ao 2º ano do Ensino Médio. Um minicurso cheio de  vídeos,mensagens motivacionais,competições e música.O minicurso teve início no dia 07/11/11 e término no dia 16/11/11. Grande uso da informática.
Monitores: Francisco Aulísio, Ivana Barroso, Mafalda Balbino.


Conteúdo:
Matrizes:Definição;Tipos;Construção


*******


sala de vídeo

***************************



Matrizes são objetos matemáticos organizados em linhas e colunas. Por exemplo, podemos colocar os dados referentes a altura, peso e idade de uma família de cinco pessoas descritos na tabela:

 altura (metros)
peso  (quilogramas 
Idade (anos) 
João (pai)  
 1,82
 93
 62
Mariana (mãe)
 1,70
 70
 60
Jorge (irmão)
 1,85
 80
 35
Marina (irmã)
 1,74
 78
 33
Júnior (irmão)
 1,80
 75
 30

Cada um dos seus elementos tem dois índices (ai j). O primeiro índice indica à linha e o segundo índice j a coluna
 O número de linhas e colunas que uma matriz tem chama  dimensão da matriz
A matriz ao lado tem m linhas e n colunas e dizemos que ela tem 
dimensão   m x n (m por n) e a representamos por A = (ai jm x n.     
im1.png









 
                                  Nossa página do orkut com a participação dos nossos  alunos nos desafios semanais valendo brindes!http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=113087959


sala de video


                                                               núcleo digital
Visite esta calculadora de matrizes: http://pt.numberempire.com/matrixcalculator.php
Na sala de informática nossos alunos utilizaram alguns programas como esse.




VÍDEO:
paródia :"As matrizes vão na mala"
assunto: matrizes


DINÂMICA PARA O ALUNO SE CONHECER E SE VALORIZAR:


*Pare um pouco,reflita sobre você e complete com sinceridade:
- Eu me orgulho de mim quando faço................................
- O que eu mais gosto do meu corpo é...............................
- Eu me sinto feliz quando..................................................
- Me destaco mais em.........................................................
- Eu faço muito bem...........................................................
- Minha capacidade maior é ..............................................
- Eu acredito que eu possa conquistar................................ 




************************************************


Algumas matrizes recebem nomes especiais: 

A. Matriz Linha
É a matriz que possui uma única linha.
Exemplos
1) A = [–1, 0]
2) B=[1 0 0 2]

B. Matriz Coluna
É a matriz que possui uma única coluna.
Exemplos
Matriz coluna




C. Matriz Nula
É a matriz que possui todos os elementos iguais a zero.
Exemplos
Matriz nula

D. Matriz Quadrada
É a matriz que possui o número de linhas igual ao número de colunas.
Exemplos
Matriz Quadrada





PIXELS E MATRIZES

Uma das aplicações das matrizes em nossa vida trata-se da própria formação das imagens digitais. Cada pixel funciona como uma entrada de uma enorme matriz.


Com apenas uma transposição dessa matriz a foto mudou bastante de posição !

Para testar se você aprendeu mesmo como se dá a transposição de matrizes responda esses desafios on line:http://www.uff.br/cdme/matrix/matrix-html/matrix_boolean/jdi_alpha_br.html




***********************************

VEJA SÓ QUE INTERESSANTE:
(PUC) Um batalhão do exército, resolveu codificar suas mensagens através da multiplicação de matrizes. Primeiramente, associa as letras do alfabeto aos números, segundo a correspondência abaixo considerada:

ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVWXYZ
12345678910111213141516171819202122232425



Desta forma, supondo que o batalhão, em questão, deseja enviar a mensagem "PAZ", pode-se tomar uma matriz 2x2, da forma:

mensagem, a qual, usando-se da tabela acima, será dado por:
matriz mensagem.
Tomando-se a matriz-chave C para o código, isto é:
matriz chave, transmite-se a mensagem "PAZ" através da multiplicação das matrizes M e C, ou seja:
matriz código.
Ou através da cadeia de números 31 47 50 75. Desta forma, utilizando-se a mesma matriz-chave C, a decodificação da mensagem 51 81 9 14 será compreendida pelo batalhão como a transmissão da palavra:
(A) LUTE
(B) FOGO
(C) AMOR
(D) VIDA
(E) FUGA





Obs.: Códigos assim foram e  ainda são utilizados realmente .E por isso é interessante fazer desafios relacionados a códigos e matrizes com nossos alunos,assim a sala de aula se torna um ambiente de desafio e  curiosidade,o que é muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário