Minicurso de Conjuntos (2012.1)

    Um minicurso de 8h voltado essencialmente para os alunos do primeiro ano,uma turma que nos trouxe muitas alegrias pela grande inteligência e participação.Curtam aqui os vídeos e as fotos.Abraços!Monitores: Aulísio,Mafalda e Ivana.

*******
 

Conjunto é uma reunião de elementos, podemos dizer que essa definição é bem primitiva, mas a partir dessa ideia podemos relacionar outras situações. O conjunto universo e o conjunto vazio são tipos especiais de conjuntos.
Vazio: não possui elementos e pode ser representado por { } ou Ø.
Universo: possui todos os elementos de acordo com o que estamos trabalhando, pode ser representado pela letra maiúscula U.


***********************************


QUIZ SOBRE CONJUNTOS UNITÁRIO E VAZIO.



 Amanda faturou os brindezinhos pois acertou o maior número de questões e chegou mais rápido ao fim da linha! hehehe---(a dinâmica consiste em dar aos alunos plaquinhas de forma que cada placa tenha de uma lado o conjunto vazio e do outro o unitário,o aluno deve mostrar a placa que  corresponde à resposta certa diante de cada pergunta do quiz,cada resposta certa o aluno anda uma casinha que corresponde a um metro quadrado da sala.) As perguntas vão sendo apresentadas uma a uma no power point!

***************************************************

Conjunto dos Números Naturais

Em algum momento da sua vida você passou a se interessar por contagens e quantidades. Talvez a primeira ocorrência desta necessidade, tenha sido quando lá pelos seus dois ou três anos de idade algum coleguinha foi lhe visitar e começou a mexer em seus brinquedos. Provavelmente, neste momento mesmo sem saber, você começou a se utilizar dos números naturais, afinal de contas era necessário garantir que nenhum dos seus brinquedos mudasse de proprietário e mesmo desconhecendo a existência dos números, você já sentia a necessidade de um sistema de numeração.
Em uma situação como esta você precisa do mais básico dos conjuntos numéricos, que é o conjunto dos números naturais. Com a utilização deste conjunto você pode enumerar brinquedos ou simplesmente registrar a sua quantidade.
 

Conjunto dos Números Inteiros

Mais adiante na sua vida em uma noite muito fria você tomou conhecimento da existência de números negativos, ao lhe falarem que naquele dia a temperatura estava em dois graus abaixo de zero. Curioso você quis saber o que significava isto, então alguém notando o seu interesse, resolveu lhe explicar:
Hoje no final da tarde já estava bastante frio, a temperatura girava em torno dos 3° C, aí ela desceu para 2° C, continuou esfriando e ela abaixou para 1° C e uma hora atrás chegou a 0° C. Se a temperatura continuava a abaixar e já havia atingido o menor dos números naturais, como então representar uma temperatura ainda mais baixa?
Com exceção do zero, cada um dos números naturais possui um simétrico ou oposto. O oposto do 1 é o -1, do 2 o -2 e assim por diante. O Sinal "-" indica que se trata de um número negativo, portanto menor que zero. Os números naturais a partir do 1 são por natureza positivos e o zero é nulo.
O zero e os demais números naturais, juntamente com os seus opostos formam um outro conjunto, o conjunto dos números inteiros e é representando pela letra Z .




Conjunto dos Números Racionais

 Números racionais são todos aqueles que podem ser expressos na forma de fração. O numerador e o denominador desta fração devem pertencer ao conjunto dos números inteiros e obviamente o denominador não poderá ser igual a zero, pois não há divisão por zero.O conjunto dos número racionais é representado pela letra Q .






Conjunto dos Números Irracionais

 

Então  curioso você perguntou: "Se os números racionais são todos aqueles que podem ser expressos na forma de fração, então existem aqueles que não podem ser expressos desta forma?"
Exatamente, estes números pertencem ao conjunto dos números irracionais. Provavelmente os mais conhecidos deles sejam o número PI , o número de Euler e a raiz quadrada de dois . Se você se dispuser a calcular tal raiz, passará o restante da sua existência e jamais conseguirá fazê-lo, isto porque tal número possui infinitas casas decimais e diferentemente das dízimas, elas não são periódicas, não podendo ser expressas na forma de uma fração. Esta é uma característica dos números irracionais.


 
vídeo aplicado na última aula de conjuntos numéricos. O vídeo mostra o número irracional phi(mais conhecido como número áureo)

Conjunto dos Números Reais


O conjunto dos números reais é representado pela letra R  e é formado pela união do conjunto dos números racionais com o conjunto dos irracionais.

*************


  VÍDEO COM PARÓDIA SOBRE CONJUNTOS NUMÉRICOS!!!!


REFLETINDO UM POUCO---A MATEMÁTICA DA VIDA
 Quando somos estudantes, nem sempre conseguimos atinar com o objetivo de estudar determinadas matérias. É comum se ouvir de garotos e garotas comentários a respeito desta ou daquela matéria, da qual não conseguem vislumbrar necessidade para suas vidas.
Contudo, todo aprendizado pode ser aplicável em nossas vidas. Vejamos, por exemplo, a matemática. Além de nos fornecer facilidade no trato com os cálculos, sem os quais ficaria comprometido o nosso conforto, pois não se poderia construir as maravilhas da engenharia moderna, nem estabelecer relações comerciais com os indivíduos e as nações, verificamos que  ela se encontra presente em nossa intimidade.

E, na nossa vida moral, podemos utilizar muito das operações aritméticas mais simples.
Assim, podemos subtrair um pouco do conforto de algumas horas e aplica-las em benefício do próximo. Agindo assim, somamos méritos para nós mesmos.
Se subtraímos o orgulho do nosso coração, somaremos humildade à nossa personalidade e a soma final será grandiosa.
Subtraindo erros das nossas vidas, somaremos mais anos de paz à nossa existência.
Subtraindo a maldade da nossa mente, somaremos amor e bondade à nossa fé, conquistando maior saldo de alegrias.
Subtraindo o desespero das nossas tarefas, encontraremos a esperança que, somada à renúncia, nos ofertará dias de muita ventura.
Subtraindo o ódio dos nossos passos e somando dedicação ao serviço do bem, teremos um resultado equilibrado.
Subtraindo a inquietação das nossas noites, receberemos uma soma de repouso benéfico.


Diminuindo a ironia dos nossos lábios, somaremos piedade às nossas palavras, resultando em compreensão ao nosso semelhante.
Subtraindo a inveja dos nossos olhos, somaremos caridade às vidas alheias, habilitando-nos para a claridade da vida maior.
Diminuindo o mal das nossas horas e multiplicando os minutos em ações abençoadas, nosso saldo será de dias povoados de oportunidades de auxílio.
Enfim, subtraindo os maus instintos, que nos infelicitam os dias, colocando em seu lugar a soma dos nossos esforços na ternura, descobriremos um saldo extra de conquistas valiosas na operação final da existência.
E quem não deseja um saldo extra? 

Quanto mais lutas redentoras, menos dores nos alcançarão na vida.
Quanto mais disposição para a renovação, menos inquietudes em nossas noites.
Quanto mais esforço pessoal, menos desespero em nosso trabalho diário.
Quanto mais amor em nossos dias, menos tortura a nos afligir os corações.
Multiplicar coisas positivas e subtrair as negativas determinará exatamente o padrão das nossas vidas, concedendo-nos harmonia e nos habilitando para o grande vôo rumo ás estrelas, ao infinito e à perfeição.
 
Redação do Momento Espírita, baseado no livro Ementário Espírita, de Divaldo Pereira Franco, cap.  Na subtração e na soma.







Um turma grande,participativa e interessada! Nós monitores ficamos cheios de orgulho e alegria ao saber boas notícias da evolução de vocês alunos PIBID do primeiro ano.Nós também agradecemos vocês pela parceria!
 













2 comentários:

  1. aprender matematica com vcs e´mais que aventura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Samara! (SAMARAVILHA DE PESSOA!) rsrs Você sabe muito bem do qto trabalhamos para isso! Um bj!

      Excluir